A ilha da Boavista é a mais próxima da costa africana, a uns meros 450 km de distância. Durante muitos anos era a primeira visão de terra que as embarcações de longo curso tinham em meses, mas os bancos de coral e as correntes traiçoeiras fizeram com que, para muitos, fosse a última. É a terceira maior ilha do arquipélago, mas com uma população diminuta (cerca de 6000 habitantes), devido à aridez e solo rochoso. As areias do deserto do Sahara chegam aqui trazidas pelo vento, e os seus 620 km2 são suficientes para a ilha albergar no seu centro um verdadeiro deserto de dunas.
Após a sua descoberta pelos portugueses, rapidamente se percebeu que pouco ou nada se poderia retirar desta terra seca. Com a excepção das cabras que foram aqui largadas e se reproduziram, e que os marinheiros caçavam, e a produção de sal nos séculos XVIII e XIX, principalmente explorada pelos ingleses. Mas a vida na ilha nunca foi fácil, e com a ascensão de Mindelo e do seu porto seguro, a Boavista declinou e o fantasma da fome periodicamente assolou a ilha. Recentemente, a indústria do turismo reparou no potencial da ilha, com os seus 55 km de praias de areia branca, e a ilha passou a ser sinónimo de trabalho, melhoria de vida e busca de felicidade.
Os hotéis e resorts tendem a aglomerar-se na costa a sul da capital, Sal-Rei, e há planos para a construção de mais, mas a ilha tem muito mais a oferecer para quem se aventura fora das paredes do resort. Mesmo que se tenha apenas um dia para dar uma volta pela ilha, é obrigatório fazê-lo. Foi o que fizemos e, num dia, contratamos os serviços do Titim, o rapaz que nos tinha trazido de Sal-Rei para o Riu Touareg no dia em que chegamos à Boavista.
Embora em dias distintos, penso que conhecemos bastante bem a ilha da Boavista. Num dia exploramos a área de Sal-Rei, noutro fizemos um percurso de jipe pela ilha, e num terceiro um tour para observação de baleias. No meio ainda tivemos tempo para um mergulho no mar e nas piscinas do fabuloso resort onde ficamos alojados.
Principais localidades:
- SAL-REI
- PRAIA DE SANTA MÓNICA
- PRAIA DA VARANDINHA
- POVOAÇÃO VELHA
- BOFAREIRA
- DESERTO DE VIANA
- CABO DE SANTA MARIA
- RABIL
- TÚMULOS DE BEN’OLEL
- COMUNIDADE DA BOA ESPERANÇA
- PRAIA DE CHAVES
- OBSERVAÇÃO DE BALEIAS