Sao Vicente

Sao Vicente 2018-02-06T02:31:25+00:00

“Soncente” ou ilha de São Vicente é a segunda mais populosa ilha de Cabo Verde. Descoberta no dia de São Vicente, a 22 de Janeiro de 1462, pelo navegador português Diogo Gomes foi a última das ilhas do arquipélago a ser povoada, somente em 1838. É semi-plana, pois o seu ponto mais alto, o Monte Verde tem somente 774 m. Uma das elevações mais conhecidas da ilha é o “Monte Cara”, assim chamado por fazer lembrar um rosto humano olhando para o céu. A vista do topo é espectacular, podendo-se avistar toda a ilha desde a Baía do Mindelo à Baía das Gatas (uma bela baía natural de águas calmas e cristalinas) e a Praia Grande.

Mindelo é a cidade capital da ilha e a segunda maior e mais dinâmica cidade do arquipélago. Desenvolveu-se através da actividade portuária, através do seu famoso Porto que se encontra numa linda Baía de águas profundas e hoje é considerada a capital da cultura de Cabo Verde. A Baía do Mindelo é ampla e de uma beleza inexplicável. Em frente pode-se avistar o Ilhéu dos Pássaros, um pequeno ilhéu que desperta a curiosidade dos turistas e ainda as grandes montanhas da ilha de Santo Antão.

Mindelo é uma cidade que faz lembrar uma cidade portuguesa, na arquitectura dos seus edifícios e casas, nos jardins e coretos e até nos passeios. As noites de Mindelo são repletos de bares animados com música ao vivo que expressam bem o espírito das gentes desta ilha. Foi de um desses bares que se destacou a nossa conhecida Cesária Évora. A Praça Nova é o ponto de encontro das pessoas para depois se entregarem a esses numerosos bares onde se pode ouvir todo o tipo de música de Cabo Verde.

Esta Ilha é famosa pelo seu Carnaval, com os seus animados e coloridos trajes. São considerados uma pequena réplica do Carnaval Brasileiro. Cesária Évora, a Diva de pés descalços que lá nasceu cantou e muito bem o Carnaval de São Vicente. A letra diz que “São Vicente é um brasilin, cheio de alegria cheio de cor ..” . Durante dias desfilam pelas ruas vários grupos com disfarces de réis rainhas, carros alegóricos, bailarinos e milhares de figurantes. Mindelo destaca-se também nas áreas do teatro, da literatura, pintura e artesanato artes Plásticas, Literatura, Teatro, Dança e Cinema. Por todo o lado é comum encontrar gente que vende produtos artesanais peças de cerâmica feitos de cascas de coco e colares de conchas e pedras.

Todos os anos no primeiro fim de semana do mês de Agosto viajam para a ilha pessoas de todas as ilhas de Cabo verde e do mundo para assistirem ao Festival de Música da Baía das Gatas. Uma grande festa de música desde 1984, que começou por ser um encontro de amigos remidos numa praia a tocar. Cresceu e hoje se tornou num dos mais famosos festivais de Música em Cabo Verde onde actuam vários artistas nacionais e estrangeiras, desportos náuticos e uma programação cultural fora do vulgar.

A ilha é muito seca, despida de vegetação de aspecto árido sendo a água para consumo da população obtida por dessalinização da água do mar. Devido à falta de chuva, a pesca acaba por ser o mais importante meio económico da ilha. Apanha da lagosta, indústrias de conservas, peixe salgado e peixe seco são alguns dos produtos que passam diariamente pelo “Porto Grande” principal porto de Cabo Verde. A aldeia piscatória de Calhau, onde se pode ver um infinito mar azul entre os cones vulcânicos apresenta por si só uma crescente afluência de turistas.