Douro ES

|Douro ES
Douro ES 2018-01-09T21:57:33+00:00

Uma região que ficou famosa
pelo rio do mesmo nome e pelo Vinho do Porto.

Uma região que ficou famosa pelo rio do mesmo nome e pelo Vinho do Porto. Com mais de 900 km de comprimento, começando nas montanhas Urbión, em Espanha e alcançando o mar no Porto. O rio Douro atravessa toda a região norte de Portugal, passando por lugares como a Régua, Vila Nova de Gaia e Pinhão.

Esta região fortemente associada ao vinho. O Alto Douro Vinhateiro é a mais antiga produtora de vinho regional do mundo, tendo sido criada em 1756. O reconhecimento chegou em 2001, quando a UNESCO declarou a região a ser Património da Humanidade.

Na Região Demarcada do Douro são produzidos alguns dos melhores vinhos do mundo. Cobrindo uma área total de 250.000 hectares, em torno de um quinto é usado para vinhas. O vinho mais famoso é, claro, Porto, exportado internacionalmente desde o século XVI. No entanto, a região do Douro também é bem conhecido pelos seus tintos encorpados, brancos suaves e vinhos espumantes de qualidade superior.

Existem ainda outras características do Douro que fazem desta região única. O clima é severo, com invernos rigorosos e verões muito quentes e secos. Além do clima, esta região apresenta um solo rochoso que é difícil de trabalhar e que ao longo dos séculos foi alterado pelo homem. O resultado são as encostas típicas da região, que concedem à paisagem um aspeto altamente incomum.

A melhor forma de conhecer o Douro é através de uma viagem de barco ou comboio, para que possa apreciar a beleza incrível desta região. Deixe-se levar numa viagem no histórico comboio a vapor que percorre a linha do Douro, entre as estações de Régua e Tua, que lhe irá proporcionar uma verdadeira viagem no tempo. Se preferir viajar de barco, faça uma viagem pelo rio até Vale do Côa, onde pode observar uma autêntica galeria de pinturas rupestres. No Parque Arqueológico do Vale do Côa existem milhares de gravuras paleolíticas, tornando esta área num dos mais importantes centros de pinturas rupestres do mundo.

Conheça as belezas encantadoras de Portugal

Açores

Alentejo

Algarve

Centro

Coimbra

Douro

Estoril e Sintra

Fátima

Lisboa

Madeira

Porto e Norte

Portugal