Açores

||Açores
Açores 2017-12-12T19:03:09+00:00

A natureza no seu estado mais puro no meio do Atlântico

Nove ilhas compõem os Açores, um arquipélago em total harmonia com a natureza e o mar.

De origem vulcânica, as ilhas dos Açores foram, provavelmente, descobertas em 1427 por Diogo Silves, embora haja alguma incerteza. Localizado no Atlântico Norte, a cerca de 1.600 km do continente europeu, os Açores tem numerosas áreas protegidas, parques e reservas naturais, bem como espécies protegidas. Verde é a cor dominante e este é o destino ideal para o turismo de natureza.

A maioria das vilas e cidades das ilhas têm laços estreitos com o mar. Por muitos séculos, Angra do Heroísmo, a principal cidade na ilha Terceira, foi um porto militar estratégico para os Açores e para Portugal, tendo-se desenvolvido em torno dessa atividade. Uma clara evidência disso são as numerosas fortalezas construídas para defender a ilha e que, ainda hoje, existem. O seu centro histórico – rico em arquitetura tradicional, é considerado Património Mundial da UNESCO desde 1983.

A pesca também desempenha um papel importante nas ilhas. Por muitos anos, a baleação era a principal atividade da região e, em resultado, existem diversos museus dedicados a esta indústria, tais como o Museu da Baleia nas Lajes.

Ponta Delgada também apresenta uma grande riqueza a nível de património arquitetónico, começando pelos portões para a cidade. Em São Miguel, pode encontrar uma das mais importantes atrações dos Açores, a Lagoa das Sete Cidades. Localizada no lado oeste da ilha, esta é o maior reservatório natural de água doce nos Açores, que ocupa uma área aproximada de 4 quilómetros quadrados. Caracteriza-se pela sua dupla coloração, um lago em tom de azul e outro em verde, estando rodeados por uma imensa beleza natural.

Uma terra de pessoas simples e amigáveis, os Açores têm uma gastronomia variada e de qualidade. O peixe é abundante e muitos são os pratos feitos com atum, dourado ou espadarte. A carne é igualmente excelente, um produto que a base da alcatra tradicional na ilha Terceira. E, claro, o queijo da ilha de São Jorge que é famoso em todas as ilhas dos Açores e em Portugal Continental.

Conheça as belezas encantadoras de Portugal

Açores

Alentejo

Algarve

Centro

Coimbra

Douro

Estoril e Sintra

Fátima

Lisboa

Madeira

Porto e Norte

Portugal