Coimbra

||Coimbra
Coimbra 2018-01-22T20:34:43+00:00

Com seculares laços com a cultura,
Coimbra é a maior cidade na região central de Portugal.

O rio Mondego, monumentos, a universidade e Fado. Estas são as principais atrações em Coimbra, uma das cidades mais antigas de Portugal e que já foi capital do país a partir do início do século X até 1260.

Foi durante este período que a cidade começou a crescer a partir de uma perspetiva urbana. Coimbra dividia-se em cidade alta – a parte mais rica e aristocrática (também conhecido como Almedina) e cidade baixa, onde as classes mais baixas e pobres viviam.

Grande parte da vida da cidade gira em torno da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. Esta cidade também é a casa do Coimbrão, que varia entre a música popular o Fado de Coimbra e, ao mesmo tempo, inclui música de protesto e, claro, as tradicionais serenatas académicas.

Coimbra respira cultura e através de uma caminhada pela cidade verá imediatamente a importância da História no desenvolvimento da cidade. Exemplos? As duas catedrais em Coimbra – Sé Nova, do século XVIII, e a Sé Velha, que remonta ao século XII; o Santa-Clara-a-Velha, submersa sob as águas do rio Mondego por mais de três séculos e que foi reaberto ao público em 2009; o Arco e Torre de Almedina e a Casa do Bispo, onde o pode encontrar o Museu Nacional Machado de Castro, um dos museus mais interessantes de Portugal.

Coimbra é um bom ponto de partida para descobrir outros lugares da região. Viajar para a Mealhada e provar a especialidade local, o leitão cozinhado em forno de lenha ou rume até às praias da Figueira da Foz, cidade onde o rio Mondego encontra o mar. Ou ainda, visite a cidade ensolarada de Penela ou o castelo em Montemor-o-Velho, um importante forte militar e estratégico na Idade Média.