Fátima

||Fátima
Fátima 2018-01-22T20:33:40+00:00

Local de peregrinação para pessoas de todo o mundo,
Fátima atrai milhares de visitantes todos os anos.

É na Cova da Iria que vai encontrar o Santuário de Fátima, o maior centro de peregrinação em Portugal, onde Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorinhos.

Em 1916, um anjo apareceu diante de Lúcia, Francisco e Jacinta três vezes. Estas três crianças foram escolhidas para transmitir uma mensagem de paz, e eles foram convidados a proferir. Um ano depois, em 13 de Maio de 1917, deu-se a aparição de Nossa Senhora de Fátima. As aparições continuaram durante os meses seguintes, sempre no mesmo dia, e ao mesmo tempo, embora em locais diferentes. A última aparição foi registada em 13 de Outubro, desta vez na presença de mais de 70.000 pessoas.

Cova da Iria estava prestes a se tornar um ponto de peregrinação para todos os católicos. E foi neste local que o Santuário de Fátima foi construída, que hoje incorpora diferentes infraestruturas – a Basílica, consagrada em 1954; a Área de oração; a Capela das Aparições; Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo e o Centro Pastoral Paulo VI.

 

Cerca de 6 milhões de pessoas de todo o mundo visitam anualmente o santuário. O 13 de maio e 13 de Outubro são datas particularmente importantes, nas quais se celebra a primeira e última aparição de Nossa Senhora.

Durante esses períodos, os peregrinos acorrem a Fátima e aproveitam para visitar outras atrações da região. Exemplos dessas atrações são: o Mira de Aire Grutas, a maior de Portugal e eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais do país em 2010; a Reserva Natural das Montanhas de Aire e Candeeiros, onde se pode observar fósseis originais e pegadas de dinossauros com 175 milhões de anos.

O vasto Património natural, histórico e religioso de Fátima, tornou esta região num destino turístico de topo.