Alentejo TR

|Alentejo TR
Alentejo TR 2018-01-22T21:23:24+00:00

Beleza natural, património arquitetónico,
excelente comida e vinho, a arte de bem receber os visitantes.

Este é o Alentejo.

Onde as casas são caiadas de um branco imaculado, que contrastam com o forte verde e ouro dos campos. Embora o Alentejo seja conhecido pelo seu interior árido, os visitantes também podem desfrutar de duas centenas de quilómetros de costa e inúmeros reservatórios e lagos.

É a maior região de Portugal e inclui os distritos de Portalegre, Évora e Beja, bem como as pontas do sul dos distritos de Setúbal e Santarém. Tradicionalmente reconhecida pela simpatia do seu povo, o Alentejo é uma terra de história, que viveu entre castelos e igrejas, antas e necrópoles e ruínas romanas e vilas.

Esta cidade também é sinónimo de excelente comida e ótimos vinhos. Migas (tradicional pão de milho e mistura de repolho), gaspacho, sopa de cação, bifes de carne de porco, sericaia, (torta de ovo tradicional) sempre acompanhada de ameixas de Elvas, ou fidalgos (um bolo tradicional de ovo e açúcar) de Évora são apenas algumas das iguarias únicas que continuam a conquistar os amantes da boa comida.

Quanto ao vinho, que trouxe fama à região sabe-se que até mesmo os romanos eram apreciadores do vinho. Na verdade, foram os romanos que começaram a usar os jarros de barro tradicionais para servir o vinho. Um elo importante entre as diversas áreas da atividade económica, o vinho Alentejano tem sido vital para o desenvolvimento da região, assim como o azeite, outro produto de excelência desta parte do país.

A beleza da sua paisagem é mais dos motivos pelo qual esta região atrai tantos turistas. No interior do Alentejo conheça os vastos campos de cereais de outro, que nos meses mais frios se transformam num verde brilhante. Na longa costa pode encontrar algumas das praias mais paradisíacas de Portugal, algumas das quais se inserem na Reserva Natural do Sudoeste Alentejano e muito procuradas pelos surfistas. Uma importante reserva biológica que, além da sua diversidade ecológica, é um dos locais de referência para os observadores de aves.

Qualquer visita ao Alentejo deve incluir uma viagem a Marvão, vila no sopé da Cordilheira de Sapoio que cresceu em torno do seu castelo – Moura, onde a influência muçulmana é ainda evidente em Évora, capital da região. No centro histórico de Évora, classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1986, é possível observar vestígios de outras culturas, como árabe, celta, romana e judaica. Se procura serenidade ou emoções fortes; cultura ou lazer; património ou boa gastronomia opte por vir a uma das regiões mais autênticas de Portugal – o Alentejo.

Conheça as belezas encantadoras de Portugal

Açores

Alentejo

Algarve

Centro

Coimbra

Douro

Estoril e Sintra

Fátima

Lisboa

Madeira

Porto e Norte

Portugal